quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dutra se manifesta em favor de Malala Yusafzai

Malal Yusafzai
A adolescente paquistanesa Malala Yusafzai, de 14 anos de idade  foi baleada por extremistas talibãs em 9 de outubro deste ano pelo simples fato de lutar pela alfabetização da mulher no Paquistão. Desde seus 11 anos, Malala se dedica totalmente na luta pelo direito a educação das meninas.
    Para o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Deputado Domingos Dutra (PT/MA), o atentado é repugnante, precisa de interferência internacional. “A religião não está acima da vida do ser humano. É inadmissível que alguém morra pelo simples fato de estudar e proporcionar o conhecimento a outras pessoas”, enfatiza o Deputado Domingos Dutra ao lamentar o ocorrido.
    A menina foi baleada quando viajava com outras garotas na região do Vale do Swat, parte ultraconservadora do país. Os tiros atingiram o ombro e a cabeça da adolescente. Devido aos graves ferimentos e, também, para evitar novos atentados para matar Malala, a jovem foi transferida no dia 15 para Birmingham, na Inglaterra, para um hospital que atende os soldados feridos no Afeganistão.
    O ataque provocou uma grande comoção em todo o mundo e no Paquistão, onde um sentimento antitalibã foi registrado em várias regiões do país de mais de 180 milhões de habitantes, onde foi percebido um aumento do fundamentalismo religioso nos últimos anos.
Malala tornou-se conhecida ainda em 2009, aos 12 anos, quando manteve o blog Diário de uma estudante paquistanesa na BBC Urdu. Na época ela comentava os impactos na comunidade das medidas do Talibã, que naquele ano havia fechado mais de 150 escolas para meninas, e explodido outras cinco na região do vale de Swat.
    O mundo inteiro está voltado para o absurdo provocado pelo terrorismo religioso no Paquistão, e solidário para com a recuperação da estudante Malala. “As pessoas precisam ser libertas para escolherem suas religiões, seus mitos e crenças, assim, o ser humano se sentirá muito mais realizado, humano e feliz”, conclui o parlamentar comovido com o lamentável ataque.
    De acordo com as últimas notícias informadas pelo hospital, Malala Yousufzai foi operada e passa bem, mas provavelmente poderá ter sérios problemas, já que a bala foi na cabeça. O Deputado Domingos Dutra assinou petição a qual circula por todo o planeta em favor de Malala Yousufzai.