quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Círio 2012 em Belém (PA): Romeiros iniciam procissão rumo a Belém (PA)

 
    Por enquanto são dezenas. Ao menos na tarde desta quarta-feira,10, pequenos grupos se deslocavam na BR-316 em direção à Belém (PA). Alguns descalços, outros calçados com tênis apropriado para caminhadas. Longas caminhadas. Até o próximo sábado, quando acontece a trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil até a Igreja do Sé,, na cidade velha, milhares devem fazer o percurso de diferentes pontos relativamente próximo à capital paraense.
    Ao longo do trajeto os romeiros recebem assistência de pessoas que distribuem água. Os grupos são identificados por camisetas que  trazem identificação de apoios de empresas da iniciativa privada.O marchandising funciona plenamente durante o período de Círio, de maneira oportuna diante do mar de gente.
    Este ano acontece o Círio de número 220. A abertura oficial aconteceu na terça-feira à noite com a inauguração da nova iluminação da Basília Santuário. Na mesma programação foi aberto o "Memória de Nazaré", um espaço para os devotos e turistas conhecerem os principais símbolos da festa paraense. O manto que cobre a imagem da santa durante as procissões foi confeccionado pelo estilista Carlos Amilcar.