quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Protesto de eleitores de Gov. Nunes Freire contra reeleição de Marcel Curió vira "farofa de pilão"

BR-316 no início da zona urbana de Gov. Nunes Freire
    Um dia depois dos eleitores do candidato a prefeito Indalécio (PT) protestarem contra o resultado das urnas, o município de Gov. Nunes Freire parece ter voltado à normalidade. O protesto dos revoltados com a apuração das eleições municipais chegou a interromper o tráfego da BR-316, no leste do Maranhão, próximo à divida com o estado do Pará. 

Capital do Nordeste não tem ruas asfaltadas
    "Eles agora dizem que vão para São Luís. Mas isso é farofa de pilão, não vai dar em nada", comenta um vendedor de peixe em frente ao portal do Centro Comercial Nonato Holanda que dá acesso a uma espécie de calçadas. No portal exalta o papel do município, um dos menores do estado, na região: Gov. Nunes Freire, a Capital do Nordeste.
Sede da prefeitura de Gov. Nunes Freire: "o prefeito não se encontra"
   
    Andando nas ruas empoeiradas e com buracos que dificultam a vida dos transeuntes, se observa uma infinidade de bandeiras verdes do candidato Marcel Curió (PV), reeleito no domingo com 6.449, correspondendo a 50,95% dos votos válidos. A diferença de votos entre Curió e Idalécio foi de apenas 265 votos.

Bandeira com o número 43 de Curió foram espalhadas na cidade
   
    Na segunda-feira e terça-feira Curió não foi visto na cidade, segundo informam. Na manhã desta quarta-feira, o prefeito não se encontrava", segundo informou uma secretária. Sem sede própria, a prefeitura está instalada numa casa com características de comércio, com portas de rolar, bem numa esquina. Apenas uma das ruas que passa ao lado da prefeitura tem calçamento de broquetes. Em frente buracos mostram um asfalto de priscas eras. Curió é filho do ex-prefeito de Turilândia, menos de 100 quilômetros de distância de Gov. Nunes Freire. Em 2010, Domingos Curió estava com a corda no pescoço na prefeitura. Refém da justiça que ameçava lhe ejetar da prefeitura de Turilândia, Domingos Curió recebeu sob subtgerfúgio o ex-governador Jackson Lago  em campanha. Se desculpou por estar apoiando a reeleição de Roseana Sarney (PMDB) para o quarto mandato. Na frente da casa, o nome do candidato Edilásio Júnior ocupava todo o muro.
Programa do Governo Federal funciona em um box alugado pela prefeitura 
    Bem ao lado da prefeitura, funcionárias aguardavam encerrar o expediente da manhã de quarta-feira com cara de feriado no posto de cadastro único do programa Bolsa Família.
Indalécio se inspirou na figura lendária de Che Guerava e misturou com Lula
   
    Em algumas casas o cartaz de Indalécio está colado na fachada. A disputa entre candidato contagia a população que manifesta seu voto através de cartazes e bandeiras. Idalécio caprichou na foto de campanha. Exibindo um perfil inspirado em Che Guevara remonta o PT dos anos 80, antes do mensalão.
Safra de laranja de Capitão Poço (PA) faz a feira de Gov. Nunes Freire
        Nem todos os eleitores optaram por um dos três candidatos que concorreram à prefeitura de Gov. Nunes Freire nas eleições de 7 de outubro. "Fiquei neutro", diz Márcio Teixeira, morador da sede do município. Enquanto não se resolve a situação - homologada pela Justiça Eleitoral - os moradores se entretém comprando laranja do Capitão Poço, no Pará. O preço é menor que o voto comprado em São Luís: 50 unidades por 5 reais.