sábado, 15 de setembro de 2012

Maranhão reduziu em 17,1% o número de leitos na rede do SUS em sete anos

    Entre 2005 e 2012 o estado do Maranhão reduziu em 17,1% o número de leitos em hospitais da rede do Sistema Único de Saúde, segundo relatório do Conselho Federal de Medicina,a  partir de dados do Condastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde. O estado foi o quarto das 26 unidades da federação a ter a maior redução, depois do Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro. Em sete anos o número de leito encolheu em 42 mil unidades.
    Em nota do CFM  responsabiliza a diminuição à visão dos gestores  que "simplificaram a complexidade da assistência à máxima de que 'faltam médicos no país'. Porém, não levam em consideração aspectos como a falta de infraestrutura física, de políticas de trabalho eficientes para profissionais da saúde e, principalmente, de um financiamento comprometido com o futuro do Sistema Único de Saúde" 
    Segundo o levantamento o Maranhão está na rabeira da fila na proporção número de médicos por mil habitantes. Com taxa de 0,68, o estado tem menor número de médicos que o Piauí (0,83), Amapá (0,93), e Acre (1,03). A maior concentração de profissionais está na região sudeste, com 72% dos médicos do Brasil.