domingo, 26 de agosto de 2012

TSE divulga nome de doadores de campanha

O juiz maranhense Márlon Reis alertou a imprensa nacional através do twitter sobre a divulgação pela Justiça Eleitoral de doadores de campanha a candidatos que concorrem nas eleições deste ano. Nas eleições anteriores isso somente acontecia após a realização do pleito. 
    A ministra Cármem Lúcia determinou que o Tribunal Superior Eleitoral divulgasse na internet atendendo à Lei de acesso a informações públicas.Até então era permitido o segredo do nome dos doadores.
    A movimentação de doadores e despesas cobrem a movimentação do caixa de campanha até 2 de agosto, prazo para apresentação da primeira parcial. Os candidatos devem informar a segunda parcial até 2 de setembro. Os arquivos estão num arquivo zipado, de 20 MB, contendo arquivos em formato CSV. Pode ser baixado no repositório de dados eleitorais (baixe aqui).  
Três passos para consultar:
A) Baixe o arquivo e guarde no seu computador, evitando que uma reviravolta judicial bloqueia a divulgação.
B) Arquivos CSV podem ser abertos no Excel, mas você precisa dispor das versões mais recentes do Excel para abrir o material. O arquivo com os dados dos doadores para candidatos tem mais de 268 mil linhas e fica com 92 MB quando aberto. A versão mais comum do Excel abre arquivos de no máximo 65 mil linhas. As versões 2007 e 2010 abrem mais do que isso mais facilmente.
C) Através da função auto-filtro do Excel pode-se chegar ao Estado, cidade, disputa e candidato que pretende verificar.