quarta-feira, 11 de julho de 2012

Novela Lado a Lado da Globo suprime direito constitucional de ir e vir dos cidadãos de São Luís


Rua Portugal na tela de Alfredo Araújo
    A gravação da novela "Lado a Lado", da rede Globo, no centro histórico de São Luís está cerceando o direito de ir e vir do  cidadão ludovicense. e visitantes da capital do Maranhão. A novela tem enredo de época ambientado no período áureo da escravidão. Começou a ser rodada no último dia do mês de junho, interrompendo abruptamente os festejos juninos patrocinados pelo governo do estado. Antes mesmo da noite de São Marçal a decoração foi retirada para dar lugar aos caminhões da Globo, estacionados desde então em uma área de estacionamento na Praia Grande.
    Na noite de quinta-feira o cidadão que desejasse transitar pelas ruas Portugal, da Estrela e João Gualberto, além das escadas das Minas, no bairro das Praia Grande, era barrado pela segurança privada contratada pela Produção da dita novela. A interdição da rua é feita sem aviso prévio e sem presença de autoridades competentes para orientar o cidadão. Os seguranças se postam nos locais como capatazes da era escravocrata, sem ganhar cachê de artista.
    Desde o início das gravações, carros de porte médio da produção de "Lado a Lado" circulam pelas ruas do centro histórico carregando cenários, alimentação e outros apetrechos da gravação, indiferentes à proibição do Ministério Público Federal. A probição também não vigora para os carros da Polícia Militar (Secretaria de Estado de Segurança Pública) que a pretexto de fazer a segurança, inexistente na área, circula com vidros fechados em velocidade acima do permitido.
    Dirigida por Denis Carvalho, a novela global tem requisitado figurantes junto à população jovem maranhenses. Há rumores que o assédio rola solto nos bastidores da novela. A produção não recomenda contratação de crianças, mas há comentários de que entre os figurantes de escravos - papel exclusivo dos maranhenses - há menores de 18 anos. Quase todas meninas. E negras, como exige o roteiro.