sábado, 28 de julho de 2012

Em nota PSOL-MA repudia violência policial no Vinhais Velho

    Há cerca de um ano a comunidade do Vinhais Velho se debate contra a construção da Via Expressa, obra de responsabilidade do Governo Roseana Sarney. A obra de 5, 3 km pretende cortar os bairros do Cohafuma e Vinhais, ligando a Avenida Carlos Cunha ao IPase e, segundo promessas do governo, deveria ser entrege em 2012, como parte das comemorações dos quatrocentos anos de São Luís.
    A empresa contratada para elaborar o EIA/RIMA do Empreendimento omitiu a existência de um conjunto de sítios arqueológicos no decorrer da trajetória da Avenida e a riqueza histórica e cultural do próprio bairro do Vinhais Velho, um dos primeiros redutos populacionais do início da colonização.
    A Via Expressa, que deveria representar uma homenagem à história da cidade, passou a ser a sua negação, por desalojar seus moradores e por destruir seu patrimônio histórico e arqueológico ali existente. Apesar dos apelos dos moradores, da resistência social e judicial, onde se constata as ilegalidades do empreendimento, o governo do Estado insiste em manter a trajetória da obra, desrespeitando a cidade que prentende desatradamente homenagear, vilipendiando seu mais antigo símbolo da memória fundante, a uçaguaba, a remanescente da maior dentre as 27 aldeias tupinambás da Ilha.
    Nos últimos dias, assistimos estarrecidos um grande contingente policial reprimindo os moradores da antiga Vila, com gás lacrimogênio, bombas de efeito moral, cães e balas de borracha, como resultado de um desgoverno que não só desconhece a história de São Luís, mas também a violenta, em todas as dimensões.
    Repudiamos qualquer tipo de violência contra os moradores da bairro Vinhais Velho.
    Repudiamos os empreendimentos sem transparência do Governo Roseana Sarney que afrontam as leis e o patrimônio cultural do povo maranhense.
    Solidarizamo-nos com os moradores do Vinhais Velho e apoiamos a resistência, em defesa dos seus direitos.
      São Luís,27 de julho de 2012
 EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE  - PSOL/MA