segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eleições em São Luís: Proporcionais terão sete coligações reunindo 19 partidos

As eleições proporcionais em São Luis este ano terão participação de sete coligações. A maioria delas é formada por somente dois partidos. “São Luís, o caminho é pela esquerda”, que tem como candidato a prefeito o ex-deputado federal Haroldo Saboia (PSOL), reúne pela primeira vez na disputa eleitoral dois partidos de esquerda; o jovem PSOL e o legendário PCB.
A maior das coligações é formada pelo PTdoB, PHS, PSC, PSD e PV, que na majoritária dão apoio à candidatura de Washington Oliveira (PT), vice-governador do estado, que disputa como prefeito apoiado pelo grupo Sarney. Oliveira tem 14 partidos na base de sustentação política da candidatura. Na primeira pesquisa divulgada após o registro de candidatura pelo jornal do Sistema Mirante de Comunicação, do grupo Sarney, o candidato da coligação "Juntos por São Luís" aparece na 5ª colocação entre os 8 candidatos, com percentual de intenção de votos um pouco acima de 3%.
A coligação “Mudar para Melhor” reúne PTC, partido do candidato Edivaldo Holanda Júnior;  PSB e PDT.  O prefeito João Castelo (PSDB) tenta a reeleição coligada somente com o PMN.
Por outro lado, nove legendas não se coligaram com outras na disputa por uma das 31 vagas de vereador na Câmara Municipal da capital a partir de janeiro do próximo ano. PPS, PSTU, PRTB, PP, todos com candidatos a prefeito, estão sem coligação na proporcional.   

Coligações:
Juntos por São Luís 1 (PT- PTB)
Juntos por São Luís 2 (PMDB- DEM)
Juntos somos forte (PSL-PPL-PTN)
Mudar para melhor (PTC-PSB-PDT)
Pra fazer muitos mais 1 (PSDB-PMN)
Por uma São Luís mais segura e sustentável  (PT do B - PHS - PSC - PSD – PV)
São Luís, o caminho é pela esquerda (PSOL-PCB)
Não coligaram: PCdoB, PP, PPS, PRTB, PRB, PRP, PR, PSDC,PSTU