terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições em São Luís - Instituto de pesquisa de diretor da rádio do vice de Edivaldo Holanda Jr.registra crescimento espetacular do candidato

    Pesquisa realizada pelo instituto DATAM3, contratada pelo Blog do Luis Cardoso, registra crescimento extraordinário de Edivaldo Holanda Jr. (PTC), candidato da coligação "Muda São Luís" (PTC, PCdoB, PSB e PDT), na intenção de votos entre eleitores de São Luís, quando o cenário é composto pelos oito candidatos a prefeito da capital maranhense.
O deputado federal licenciado aparece com percentual 1,5% superior ao ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da "Construindo uma nova história". Edivaldo Holanda teria 21,4% das intenções de votos enquanto que Palácio se a eleição fosse hoje (entre os dias 20 e 22 de julho) teria 19,9%. O prefeito João Castelo (PSDB), da coligação "Pra fazer muito mais" obteria 31,2%.
    No questionário espontâneo Edivaldo e Tadeu empatam em 15,5% e 15,1%, respectivamente. Metade de Castelo que aparece com 30,1%. Em todos os cenários Edivaldo Holanda Jr. leva vantagem.
    A máxima de que os números não mentem não se aplica a matemáticos. No curso de Engenharia Civil fui aluno do professor Raposo, que se deleitava em provar que 2 era igual a 3. Utilizando artifícios matemáticos, desbancava a verdade aritmética. Quando o assunto é pesquisa no período eleitoral os Sermões do padre Antonio Vieira são suficientes para exorcizar verdade.
    Em favor da verdade é preciso esclarecer que o DM3 é uma empresa pertencente ao jornalista José Machado, pertencente ao clube fechado dos de reputação ilibada em São Luís. Por anos e anos pertenceu ao quadro de colaboradores da Coluna do Petta, dominical do Jornal Pequeno. Rompido os laços com os Bogéa, Machado estreitou relações com o ex-deputado Roberto Rocha, a quem assessora desde tempos imemoriais.
    De confiança do filho do ex-governador Luiz Rocha, Machado passou a dirigir a programação da rádio Capital, emissora do sistema de comunicação do candidato a Vice na chapa de Edivaldo Holanda Jr. Não que os números do DATAM3 sejam inverídicos. Em se tratando de pesquisa, no Maranhão, o dono da bola escolhe o time e os adversários. Se assim não for, estamos iniciando, finalmente, uma mudança na cultura política do estado em pleno período eleitoral.