segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tadeu Palácio e Edvaldo Júnior confirmam pré-candidaturas a prefeito de São Luís nas eleilções deste ano

    O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, está na situação que se encontrava o prefeito João Castelo há pouco tempo. Apenas com apoio provisório da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) o progressista se apresentou como pré-candidato nesta segunda como um egresso do grupo de Flávio Dino, mas mantendo tênues laços com este. Jurou fidelidade em 2014 para com o comunista,  mas não recebeu apoio do ex-deputado federal, virtual candidato ao governo do estado na sucessão de Roseana Sarney.
    Flávio Dino preferiu ungir a candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Depois de arrancar do pré-candidato a prefeito o compromisso de não deixar mais crianças ir à óbito por falta de assistência médica em São Luís, três meses e três semanas depois da morte do filho Marcelo Dino, o presidente da Embratur fez seu primeiro pronunciamento público no Maranhão, na sede do PCdoB, em São Luís. Reforçou a posição anti-oligárquica e preservou o prefeito João Castelo de ataques. Deixou claro que a escolha de Edivaldo Júnior foi com base em pesquisa que o apontavam com capacidade de agregar superior ao ex-prefeito Tadeu Palácio.
    Edvaldo Holanda Júnior se intimidou diante da oratória de Dino e puxou um repertório genérico onde transparência e outras evidências objetivaram empolgar os recém-aliados.Mais jovem a ingressar na disputa Edvaldo Júnior será o coordenador do grupo, segundo Dino. Precisa, no entanto, espanar a imagem de manipulado e deixar de ser só ouvidos aos experientes. Terá que explicar porque abriu mão da presidência da Câmara em favor dos acordos costurados pelo pai, braço direito da ex-prefeita Conceição Andrade que ora disputa a vaga de vice de Washington Oliveira.   
    O ex-deputado Roberto Rocha (PSB) declarou seu apoio ao candidato do PTC. Assim como Eliziane Gama, rocha deve ser puxado pelo beiço para apoiar Castelo. PSB e PPS integram a administração Castelo. Eliziane Gama diz que vai a Brasília para discutir o futuro. De Roberto Freire ouvirá que é melhor optar pelo PSDB que está ao lado de aliados de Dilma e daqui a dois anos está em campo adversário ou com dificuldades nas relações. Rocha não tem o mesmo problema, mas representa bem pouco o partido nessa aliança informal com a oposição a Castelo.