sábado, 30 de junho de 2012

Novela da Globo joga para escanteio o São João do Maranhão patrocinado pelo governo do estado

    A gravação da novela global "Lado lado" (título provisória do próximo folhetim eletrônico das seis), jogou para escanteio o São João mais esperado de São Luís. No início da noite deste sábado operários contratados pela Secretaria de Estado da Cultura iniciaram a retirada dos portais e decoração junina do bairro da Praia Grande, no centro histórico da capital maranhense, sem se importar com as pessoas que participavam das festas.
    A novela será rodada a partir deste domingo no centro histórico da cidade. O governo do estado propagandeiou o São João como o maior dos últimos tempos. No entanto, a festa foi a menor das últimas décadas em relação ao número de arraiais montados na cidade. Maranhenses e turistas reclamaram do tratamento à cultura popular.
    A secretária de estado da Cultura, Olga Simão, marcou presença na Praia Grande durante o período junino. Deu uma rápida olhada nos grupos folclóricos na tentativa de se entrosar com o universo da cultura popular.  Mas, foi pouco reconhecida pelos artistas populares. Olga prefere o Palácio dos Leões ao gabinete da Secma, na rua Portugal, com filas de artistas diariamente em busca de "apoio". Ou até mesmo a Sectec (Secretaria de Ciência e Tecnologia) pela qual ainda responde como secretária.
    Dos arraiais patrocinados pelo estado, dois deles estavam encravados em áreas nobres da cidade. Na Lagoa da Jansen, o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, deu continuidade ao projeto da Liga do bumba-meu-boi, com recursos estaduais.
    A Vila Junina, no estacionamento do São Luís Shopping, no bairro do Jaracati, o governo também patrocinou o evento do calendário do Sistema Mirante de Comunicação. Os outros arraiais foram montados na Praia Grande, Ceprama e nos vivas, este últimos dias com menos pouco mais de sete dias de programação. O custo do maior São João do governo foi de R$ 10 milhões, segundo Diário Oficial do Estado.