domingo, 15 de abril de 2012

Victor Mendes não consegue nem divulgar balneabilidade das praias de São Luís

A Secretaria de estado do Meio Ambiente é uma das mais opacas do governo Roseana Sarney. Dirgida pelo deputado estadual licenciado Victor Mendes, sem nenhuma tradição nas causas ambientais a não ser sua filiação ao PV do deputado federal Sarney Filho.
    Responsável pela expedição de licenciamento ambiental de toda natureza, a SEMA se camufla no grande negócio que se transformou tal procedimento.
    Em tempo de oposição, a imprensa feroz acompanha passo a passo as licenças. Hoje não publicam sequer os editais e comunicações, deixando para os nanicos cumprirem o papel legal. A não ser quando se trata de emprendimentos vultosos como o da OGX, por exemplo. Do balcão da SEMA diariamente saem licenças para empreendimento de pequenas, como postos de gasolina e desenvolvimento de projetos pecuários de inciantes como da Ranierd Barros, e de envergadura ampla como da Suzano em várias fazendas do sul do Maranhão.
    Mendes tem nariz empinado. Foi embalado em berço de ouro em plena Baixada Maranhense, lugar de baixo IDH, mas de alto PIB de origem duvidosa. É filho de Filuca Mendes, um político sombreado no guarda-chuvas dos Sarney em Pinheiro, terra natal do ex-presidente da República e Presidente do Senado. Passou pela secretaria de Estado das Cidades e deixou um rastro feio, pavimentado depois pelo deputado federal Pedro Fernandes (PTB), atual titular da pasta.
    O prestígio dos Mendes, somados aos outros aliados no município,  não é grande junto ao eleitorado. As votações a Roseana Sarney nas últimas duas eleições que disputou o governo provam isso.
    Andou-se cogitando o lançamento de Victor Mendes como prefeito de São Luís. Uma dessas piadas que os sarneystas contam para ver se emplaca como coisa séria. O secretário não é capaz nem mesmo de divulgar os pontos impróprios para banho nas praias da capital.
É muito para ele que prefere os contratos milionários que a política de resíduos sólidos pode render.Nas quatro realizadas até o momento a participação foi pífia. Mas, interessado apenas em cumprir o rito burocrático, o secretário continuará com seu nariz adunco com inclinação superior.