quinta-feira, 26 de abril de 2012

Selecionados do Cine Mais-Cultura têm relações diretas com presidente da FUNC

    O presidente da Fundação Municipal de Cultura,Func, Euclides Moreira Neto, é professor licenciado do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão há mais de 30 anos. Durante pelo menos duas décadas esteve como diretor do Departamento de Assuntos Culturais, DAC/Prexae da UFMA. Antes mesmo de ser diretor, criou o Festival de cine-vídeo Guarnicê, ainda quando existia a bitola Super 8. Ainda como diretor, prestes a deixar o cargo na gestão do reitor Natalino Salgado, Euclides Moreira Neto criou o Instituto Guarnicê, sociedade de promoção da sétima arte com participação de amigos, parentes e aliados.
    Ex-presidente da Sociedade Recreativa Favela do Samba, escola de samba que ganhou o sétimo título consecutivo de campeã do carnaval de São Luís em 2012. No período em que esteve na escola, da qual nunca se afastou, manteve parceria incondicional com o ex-vereador Renato Dionísio, presidente de honra da Favela e criador e empresário do Boi Pirilampo. Dionísio e Moreira são unha e carne em projetos culturais. Ambos são filiados ao PDT, condição que levou Euclides a ser escolhido pelo prefeito João Castelo para ocupar a presidente do órgão de cultura da administração municipal.
    Na sexta-feira passada a Func, órgão vinculado à prefeitura de São Luís, divulgou a lista das entidades da "sociedade civil sem fins lucrativos" que tiveram projetos selecionados e aprovados no Edital Cine Mais Cultural, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cuiltura.
    As inscrições foram feitas pela Func e a Sociedade Amigos da Cinemateca. Exibição de audiovisuais, kits de equipamentos e montagem de ambiente online estão previstas como ações dos projetos selecionados que serão executados em bairros de São Luís com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quase todos da capital maranhense.
    A coincidência entre os projetos selecionados e a trajetória profissional do presidente da Func levanta mil suspeitas sobre a lisuta do processo de seleção.
Selecionados do Cine Mais-Cultura:
“Cinema na Escola” - Associação Vila Lobos de Cultura Musical do Maranhão
“Cineclube Lumière” - Grupo de Arte Maria Aragão
“Cine Peteca” - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerine
“Cine Comunidade” - Associação Artística e Cultural Cacuriá do John
“Cinema na Fonte” - Instituto Guarnicê
“Cine Samba Favela” - Sociedade Recreativa Favela do Samba
“CinEca” - Agência de Notícias da Infância Matraca
“Cine Club São João” - Coral São João
“Cinema na Biblioteca” - Centro de Cultura do Bairro de Fátima
“Cineclub Pirilampo” - Grupo de Arte e Cultura Popular do Maranhão Boi Pirilampo