quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ricardo e Roberto Stuckert Filho dividem lentes com Lula e Dilma e ainda sobra tempo para Roseana

    A foto acima, que  circulou em páginas e páginas de portais, páginas de jornais e sítios do Brasil e pelo mundo afora nas redes sociais, é de autoria de Ricardo Stucker, fotógrafo oficial do Instituto Lula, ainda em fase embrionária hospedado no Instituto de Cidadania. Foi usada como ilustrativa no anúncio da cura do ex-presidente de um câncer na laringe.
    Ricardo Stuckert vem a ser pai de Roberto Stucker Filho, fotógrafo oficial da Presidência da República e da Agência Brasil,  da  Empresa Brasil de Comunicação, sistema brasileiro de comunicação pública que apregoa ter independência editorial, dinstinguind-o-se dos canais estatais ou governamentais. Entre os editais disponíveis no sítio da EBC do período de 2009 a 2011 não há qualquer referência a contrato de serviços de fotografia. A EBC contrata através de concurso, de acordo com o estatuto do canal público de comunicação. Segundo portaria todos os servicos contratados deverão ser apresentadas por intermédio de Requisição de Materiais e Serviços RMS e de Projeto Básico.   O fotógrafo fez parte da comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem aos Estados Unidos, entre os dias 8 e 11 de abril.
    São de Roberto Stukert as fotos da governadora Roseana Sarney (abaixo) divulgadas em primeira mão pelo blog do Décio, jornalista do Sistema Mirante de Comunicação; reproduzidas no jornal O Estado do Maranhão, fundado por José Sarney e Bandeira Tribuzzi, no dia seguinte; e somente ontem distribuídas aos veículos de comunicação de São Luís e do interior do estado pela Secretaria de Estado de Comunicação.