quarta-feira, 18 de abril de 2012

Diretor de "Ai que vida" lança "Flor de Abril" para convidados no TAA

O diretor de cinema Cícero Filho
O cineasta Cícero Filho, diretor de "Ai que vida!", sucesso que nunca chegou às telas dos cinemas em circuito comercial, mas vendeu zilhões de cópias nas bancas de camelôs, lança na quinta-feira, 19, seu terceiro longa-metragem “Flor de Abril”, em avant-premiére, às 19h, somente para convidados no Teatro Arthur Azevedo (Centro).
O novo filme do cinasta maranhense acompanha a trajetória de Teresa, moça ingênua e romântica, vítima de uma série de circunstâncias extremas. Com duração de 110 minutos, conta no elenco com os atores Dayse Bernardo, Vinicius Fiamini, Eric Gaigher e Diego Soares.
O roteiro é assinado pela jornalista Kelma Gallas e pelo escritor Paulo Batalha. A produção tem direção musical de Alfredo Werney e direção geral de Cícero Filho, que já dirigiu o drama “Entre o Amor e a Razão” (2006) e a comédia “Ai que Vida” (2007), sucesso em muitas telonas das cidades brasileiras.
A produção do filme envolveu um grande contingente de profissionais. Mais de 500 pessoas trabalharam nos três anos de produção, entre atores, figurantes e produtores. Comunidades do interior também participaram das filmagens.
 “Flor de Abril” teve cenas gravadas nas localidades maranhenses de Barro Vermelho, povoado de Poção de Pedras; Olho d’Água, povoado de Pedreiras; e em São Luís. No estado do Piauí, além de Teresina, cenas foram gravadas em Amarante e Campo Maior. 
Projeto
O projeto foi iniciado no ano de 2008 com a redação da história pelo cineasta, seguida em 2009 da elaboração do roteiro, escolha do elenco e gravação da primeira etapa do filme. Em 2010, foram gravadas cenas da segunda e terceira etapas do filme. Em 2011, foram realizados os processos de edição, gravação, inserção da trilha sonora e finalização.
“Flor de Abril” alude a uma flor do nordeste brasileiro, que só nasce no mês de março, mas suas pétalas na cor púrpura desabrocham em abril. “O filme não pretende reproduzir o nordeste brasileiro idealizado dentro de uma estética acadêmica formal, mas revelar por meio de diversos referenciais culturais, os contornos dessa realidade”, diz Cícero.
Quem é quem no filme 

Diretor
Cícero Filho - Maranhense de Poção de Pedras é formado em Jornalismo no Piauí, estado onde residiu por alguns anos de sua vida. Trabalha com cinema, produzindo documentários e telejornalismo. Lançou-se, em 2006, a produção “Entre o Amor e a Razão”. No ano de 2007, assinou a comédia “Ai que Vida”, sucesso no circuito alternativo de cinema em muitas cidades brasileiras. Desde então, tornou-se uma referência na produção de cinema amador no Brasil, com destaque de mídia e reconhecimento de público.
Suas produções são marcadas pelo olhar sobre o interior do nordeste brasileiro. A preocupação social é uma marca de seus filmes, tendo o cotidiano, as relações de gênero, a família, a religiosidade e o cenário político como referência
Dayse Bernardo - Atriz, modelo maranhense estreia nas tela interpretando três personagens, a protagonista Teresa, a prostituta Soraya Tempestade e a insatisfeita dona de casa Clarice. 
Elenco
Eric Gaiger - Ator paulista, faz sua estreia no cinema no filme Flor de Abril, na pele do sedutor Francisco Silva. Antes participou de algumas peças de teatro, musicais e comerciais para TV. Vive um caboclo do interior do Maranhão, agressivo e persuasivo. Provoca em Teresa um sentimento que ela não consegue controlar.
Vinicius Fiamini - Ator paulista, experiente em teatro, também faz sua estreia no cinema e vive no filme o Luciano, filho de um fazendeiro do nordeste que acaba casando com a Teresa, na segunda fase do filme. Vive um personagem em conflitos existenciais, principalmente por seguir uma carreira que não tem apoio da família.
Diego Soares, ator e modelo paulista, vive no filme o personagem Sandro, um peão emotivo e de bom coração que se torna objeto de desejo de Teresa. Também estreia em Flor de Abri, antes já tinha feito curtas e comerciais para TV.