domingo, 18 de março de 2012

Conselho Regional de Medicina do Maranhão sai em defesa do SAMU

SAMU -São Luís: das 13 ambulância sete estão paradas
Em nota publicada neste domingo, 18, na imprensa de São Luís o Conselho Regional de Medicina do Maranhão  e o Sindicato dos Médicos do Estado saem em defesa do Servido de Atendimento Móvel de Urgância - SAMU - MA.
    "Lamentamos que segmentos menos informados da sociedade coloquem em dúvida a capacidade e, pior, façam ameaças à integridade física daqueles que trabalham no SAMU", registra a nota, publicada dois dias depois do CRM-MA abrir sindicância para apurar se houve omissão no atendimento ao pedreiro Cristino Sousa, que morreu na segunda-feira,12, em consequência de um AVC. Em momento algum o documento faz menção à conclusão das investigações sobre a denúncia.
    Joana Sousa, parente da vítima, afirma que ligou quatro vezes solicitando o serviço da SAMU, mas o socorro lhe foi negado. “Eles negaram prestar socorro ao meu filho, ele morreu por omissão de socorro”, disse. O caso ganhou repercussão nacional.
    "Será uma investigação detalhada", prometeu o presidente da CRM-MA, Abdon José Murad Neto, ex-vereador de São Luís. "O SAMU tem em seu quadro, profissionais competentes, treinados e qualificados para prestar o atendimento médico pré-hospitalar das chamadas para emergência e tranporte de pacientes graves", defende Murad.
    O presidente da Associação dos Funcionários do SAMU de São Luís, Lindomar da Silva, apresenta dados que contradizem o CRM-MA. Segundo Lindomar, das 13 ambulâncias do serviço, 7 estão paradas por algum motivo nas oficinas ou garagens.
    Assinam a nota Abdon José Murad Neto, e o  presidente do SINDMED, Adolfo Silva Paraíso.