quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vale tudo nas prévias petista entre Bira do Pindaré e Washington Oliveira

   Augusto Lobato, vice-presidente do diretório estadual do PT, mais uma vez tocando o projeto de ser eleito pelo PED presidente da legenda no estado, defendia a improvável pré-candidato do deputado estadual Zé Carlos da Caixa. Com a renúncia de Zé, Lobato é mais um algoz da vez no fogo amigo petista. 
    Petistas no Maranhão têm o DNA da inconfidência. A simbiose de uma banda do partido com o grupo Sarney adensou a química. Na disputa entre o deputado Bira do Pindaré e o vice-governador Washington Oliveira para a indicação do pré-candidato a prefeito de São Luís nas eleições deste ano, emergem passagens nada cheirosas entre os companheiros da presidente Dilma e Lula.
    No intuito de atingir o adversário, vale tudo. Socos e pontapés são coisas do passado, do tempo em que pisar em palácios era coisa de pequeno-burguês, revisionistas e outros rótulos colantes em reacionários. Agora o verbo é vil.
    Partidários do vice-governador alvejam o principal adversário de Oliveira no partido, o deputado federal Domingos Dutra. Fazem coro com os desqualificam a mulher do deputado, Núbia Dutra, pré-candidata do grupo de oposição em Paço do Lumiar, reduto dos Sarney na Ilha de São Luís desde quando os açorianos ergueram suas casas na antiga estrada da Maioba.
    "Ele é egoísta.É um magnata com discurso de pobre de saco das almas". Jorram impropérios nos discursos dos companheiros.
    Com a proximidade da realização das prévias entre delegados petistas, o alvo se amplia. A seta não mira somente o deputado Dutra, se desvia para outras pontas da estrela. O ricochete sobra para Bira do Pindaré, por enquanto. 
    Mais graves são as acusações a Lobato. Segundo os companheiros, parte dos R$ 400 mil que Lobato embolsou da  deputada estadual Francisca Prímo na conquista de votos em 2010 estão sendo consumidos na campanha extemporânea do PED. Prova que Primo protagonizou uma campanha milionária, usando exemplarmente a transferência de renda para os companheiros. O ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, teria sido um dos cabos eleitorais de Prímo. Não rendeu o que prometeu e, como pena, recebeu metade do acordado.
    Até a realização das prévias muitas malas ainda vão transitar nas mãos de petistas nos salões palacianos, gabinetes de governo, escritórios políticos e sede partidárias.