terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PM do Maranhão tem menor efetivo do país para grupo de 100 mil habitantes

    O estado do Maranhão tem o menor efetivo de policiais militares do país quando se compara o número de agente de segurança para cada grupo de 100 mil habitantes. Para cada grupo desse quantitativo no Maranhão corresponde apenas 115 policiais militares. O Distrito Federal tem o maior contingente na proporção: são 584 agentes da corporação para cada grupo de mesmo número de habitantes.
   Em relação aos salários pagos aos policiais militares, o estado do Maranhão ocupa o décimo primeiro na escala decrescente de vencimentos. Sem gratificações adicionais o salário do PM no Maranhão é de R$ 2.208,00, menos da metade do que recebem os policiais na capital federal.
    Durante greve dos policiais militares do Maranhão o governo divulgou que tabelas de salários pagos que na sétimo posição entre os maiores salários praticados no país. Na verdade, a escala é invertida, está acima apenas de seis estados da federação: Rio Grande do Sul, Piauí, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.   
    O secretário de estado de Segurança, Aluízio Mendes, tem anunciado a realização de concurso para a PM ainda este ano. O efetivo no estado é de 9 mil PMs segundo Lei n.º 7.844, de 31/01/2003, do governo José Reinaldo Tavares.
    Na sexta-feira passada, 10,o coronel Franklin Pachêco Silva recebeu o deputado federal e ex-ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), demitido do cargo após denúncias de uso irregular de verbas públicas. 

Momento da visita do Ex-Ministro Silva (ipsis litteris do site da PMMA)