sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pinto chama secretário de Segurança do Maranhão para conversa de pé de ouvido

    O deputado federal Pinto  Itamaraty (PSDB - em Brasília ele tirou o da que o indentifica junto aos regueiros) está todo prosa entre os colegas de reggae e, sobretudo, bem na fita dos seus eleitores, que não são poucos. À massa regueira, Itamaraty mostrou que tem a força ao convocar o secretário de estado de Segurança, Aluízio Mendes, para deitar reclamações dos donos de clubes e radiolas sobre a repressão. Só esses, porque são eles especiais quando se trata do cumprimento da lei do silêncio. Os outros são os outros.
    Mendes foi ao encontro dos donos de radiolas de reggae para superar o episódio de apreensão de aparelhagens no fim de semana passada. Muito mais alto que os 65 décibeis permitidos, os auto-falantes dessas radiolas emperram no hight em toda cidade. Não batem com menos de 90 décibeis. As mais fajutas, imagine as majors.
    São Luís, a capital brasileira do reggae (para injuriação de parcela da nossa inteligentzia que esperneia quanto ao título alusivo a uma nação negra), anda com os tímpanos lesados. Entre sexta e segunda as chamadas para baixar o volume são quase 200.
    Pinto, dono da Itamaraty, poderoso paredão de som que bate certo no estado inteiro, tem prestígio com a governadora Roseana Sarney. Embora tucano, não se bica com o prefeito João Castelo (PSDB), por não tê-lo prestigiado durante todo o seu mandato. Castelo é mouco às pedras de responsa que Itamaraty cerca a ilha.
    Nas eleições de 2010, o deputado ficou do lado de Roseana assim como a filha do prefeito, deputada Gardênia Castelo. Há provas irrefutáveis sobre o comportamento partidário dos tucanos. 
    A dimensão do poder de Itamaraty pode ser mensurada pela Termo de Ajustamento de Conduta minutado com participação das mãos dos dijeis do reggae. Na ilha de São Luís, Itamaraty tem poder e estampa quase igualável à Bob Marley. Se conta pelas camisas perambulando nas periferias entre operários, jovens e estudantes, todos eleitores.  Daí não espantar a presença do omisso secretário Aluízio Mendes na reunião convocada pelo regueiros para deixar as pedras rolarem alto.