quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Histórias da política no Maranhão

    Por volta das 19 horas do domingo, dia 3 de outubro de 2010, vozes de diferentes timbres e intensidades ecoavam na sala entrecortando silêncios de sobressaltos, a cada número transmitido por telefone. Do outro lado da linha a voz informava a votação da candidata à reeleição Roseana Sarney ao governo do estado do Maranhão em vários municípios do Maranhão.
    Como na corrida de cavalos, nos elegantes joquéis clubes, a todo momento a situação caminhava para o foto-chá, descrição do pedacinho do focinho do animal que o coloca em vantagem sobre o adversário. No caso, o salão nobre era o comitê do deputado estadual, também candidato à reeleição, Ricardo Murad, no bairro do Calhau.
    No meio de um  zigue zague entre a  vitória e uma decisão levada para o segundo turno,, Murad disparou um telefonema: "Madeira, segunda-feira eu vou aí para a gente conversar!", comunicou com intimidade ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB).
    Desligou o telefone e retornou a mergulhar na expectativa. Quando se concretizou a vitória pela voz do outro lado do telefone, Murad passou a comemorar.
Nesse intante tocou o telefone do deputado reeleito. "É o Madeira!", informaram-no. Ricardo, soleneimente, ignorou a chamada.