terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Castelo quer despejar o GDAM do Parque do Bom Menino

    O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), ensaia despejar do Parque do Bom Menino o GDAM (Grupo de Dança Afro Malungus), integrante do movimento negro do Maranhão, . Há 15 anos o grupoestá arranchado no Parque que pertence à estrutura da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. Conquistou o espaço graças à simpatia política com o então prefeito Jackson Lago que morreu no ano passado.
    Sob pretexto de fazer uma reforma no parque o prefeito negociou o afastamento temporário do grupo. Segundo o Adão, o acordo foi selado pela palavra do prefeito.O documento de concessão do uso do espaço, em regime de comodado, está vencido.
    Os integrantes do GDAM se mobilizam nas redes sociais para deter a intenção do prefeito. Mobiliza também os conselhos que mantêm relação de parceria com o grupo para se fortalecer na barreira.
    O GDAM reclama usucapião para permanecer no espaço. Castelo pensa diferente, como pensam alguns grupos culturais da cidade, que acham o privilégio sem sentido. Cláudio Adão trabalha com a hipótese de preconceito. Em mais de uma década e meia assim não foi entendido.
    Auxiliar do secretário de estado da Cultura para assuntos de carnaval estrangeiro, como a comissão parelala do desfile da Beija-Flor constituída pela Secma,  Cláudio Adão afasta a hipótese de retaliação por conta de suas relações políticas com o grupo que faz oposição à Castelo. Jurando inocência está na moita sobre a posição que o grupo deve assumir, até depois do carnaval, quando se recolher o bloco do reggae. Castelo não tem ouvido para as batidas.