sábado, 21 de janeiro de 2012

Zé Manés também estupram - José Ewerton Neto

1. Inicio esta crônica com uma frase de Pedro Bial, o apresentador da Globo que desistiu de ser um razoável repórter para ser o bobo-da-corte do programa mais execrável da tevê brasileira: o BBBrasil .Ele mesmo confirmou isso quando disse: “ Eu não assisto porque não gosto de me ver. Mas para domar o formato tive de me despir da condição de jornalista para ser um Zé Mané, junto com os outros.” Ora, se Pedro Bial teve que se tornar um Zé Mané para participar do programa , os Zé Manés que assistem a tal programa passaram a ser o quê?”
Que bom se fosse apenas estúpidos, idiotas, imbecis ou tudo que vem logo abaixo de Zé Mané ( com o perdão do genial Mané Garrincha que não merecia ter seu nome de craque enlameado por alcunha tão depreciativa). O buraco é mais embaixo, pois semana passada um Zé Mané do programa estuprou outra Zé Mané, em plena seqüência do show, segundo consta após uma balada patrocinada pela Casa. Pensando bem, o termo Zé Mané chega a ser até inofensivo diante da realidade dos fatos, eis que, no caso, esconde impulsos sexuais animalescos incapazes de serem reprimidos racionalmente - e que são tratados pela emissora de tevê e pelos que os assistem como se fosse um espetáculo tão lúdico quanto uma festinha de aniversário de crianças. Portanto, ao invés de serem simplesmente Zé Manés, os participantes do programa e os que se deliciam com isso , não passam de potenciais estupradores.
Sim, porque tão estuprador quanto o executante é aquele que sente prazer com isso. Estupro, a rigor, não se refere apenas ao coito arrancado sem o consentimento da vítima como também à corrupção do conceito da dignidade humana, do nível cultural e da ética nas relações com o público. Como já disse alguém “Nada existe de mais sórdido na aventura do ser humano sobre a Terra que o espetáculo ao vivo da degradação de sua individualidade (o que alguém pode possuir de mais puro ) em troca de um punhado de dinheiro.”
Ao fim, de quem é a culpa pela exibição de estupradores exibicionistas ao vivo? Mais gente do que se pensa - inclusive aqueles em quem votamos e que nos representam -, mas a direção da tevê pode sempre alegar que está entregando um programa ao nível dos idiotas que o assistem. Pois o que pode pretender de melhor um Zé Mané do que ter a pureza de suas crianças estupradas diante de uma câmera de tevê?
2. A respeito da cônica de sábado passado “AS CINCO MARAVILHAS DE SÃO LUIS” (que não estão fora do contexto da crônica de hoje já que algumas dessas maravilhas citadas também foram “estupradas”) reproduzo, por oportuno, a seguir, a mensagem que me foi enviada por uma das personalidades mais gloriosas da cultura maranhense contemporânea, o poeta Nauro Machado, não por coincidência, o nome de um dos logradouros “maravilhosos” desta cidade quatrocentona.