segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Na coluna da Mônica Bergamo

REFRESCO DE VERÃO
O Ministério do Turismo abriu negociações com a Receita Federal para tentar reduzir as alíquotas de impostos para o setor, a exemplo do que já foi feito com carros e produtos da linha branca, como geladeiras e fogões. A ideia é diminuir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de empresas que forneçam materiais e serviços para hotéis, por exemplo. O Leão resiste à ideia.
DIREÇÃO
Para convencer os técnicos, o ministro Gastão Vieira mostra pesquisa da Fipe que revela que, a cada ano, 1,7 milhão de fronhas, 1,6 milhão de lençóis e 1,5 milhão de toalhas são repostos em hotéis e pousadas. E também 116 mil telefones, 108 mil chuveiros e 100 mil televisores. O turismo é responsável pela aquisição de 160 mil carros por locadoras de automóveis, cuja frota aumentou 14% em 2010.
NA BAIXA
Vieira está encaminhando também ao Confaz, o conselho que reúne secretários estaduais da Fazenda, proposta para a redução do ICMS sobre o combustível de aviação. Alega que, na baixa temporada, os aviões viajam mais vazios. O corte no imposto poderia reduzir o preço das passagens no período.
Da Folha