sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Museu da Gastonomia Maranhense permanece no esqueleto e ignorado por Gastão Vieira

Obra do governo Lula em São Luís, abandonada pelo Ministério do Turismo 
    O Museu da Gastronomia Maranhense é um projeto contencioso do Ministério do Turismo na cidade de São Luís do Maranhão. Lançado em 2008 nos últimos meses da gestão do prefeito Tadeu Palácio (então no PDT), a restauração do casarão histórico de quatro andares localizado na esquina da ruas Nazaré e Odylo Costa, filho e da Estrela, foi iniciada com custo previsto de R$ 837 mil. Os recursos seriam oriundos do Programa de Turismo do Brasil, do Ministério do Turismo ainda no governo Lula, e da prefeitura de São Luís.
    Pelo cronograma aprovado da obra a conclusão da reforma deveria ocorrer no prazo de 180 dias, conforme placa afixada na calçada da rua da Estrela.
    Da obra sob responsabilidade do engenheiro João Alberto Mota, atual presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão, Sinduscon, restou apenas o esqueleto.
    No curto período que ocupou o Ministério do Turismo, o deputado federal Pedro Novais (PMDB) jamais visitou ou se referiu à obra. Novais também não fez  uma visita a São Luís do Maranhão na condição de ministro. Supostamente passou apenas por um motel da cidade na véspera da nomeação para o ministério. Nem mesmo chegou a ver a participar do lançamento das obras de construção da Via Expressa em São Luís, cujo financiamento saiu dos recursos do Turismo.
    Desde que assumiu a pasta, sucedendo o deposto Novais, em novembro do ano passado, o também deputado federal Gastão Vieira, do mesmo PMDB,  nunca incluiu no roteiro uma visita técnica ao Museu da Gastronomia Maranhense. Sua atribulada agenda social na cidade não permitiu.