sábado, 14 de janeiro de 2012

Movimento negro do Maranhão vai participar do Fórum Social Temático no Rio Grande do Sul

    O Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, reunirá representantes do movimento negro do Maranhão, Bahia, Minas Gerais e Goiás, durante o Fórum Social Temático (FST), que acontece de 24 a 29 de janeiro. O local vai abrigar o "Quilombo Oliveira Silveira" e deve receber mais de 100 entidades ligadas à luta pela igualdade racial.Grupos do Maranhão vão participar em palestras na programação.
    O nome do espaço faz referência a um dos líderes do movimento negro no Rio Grande do Sul e no País, o poeta e professor gaúcho Oliveira Silveira, que faleceu em 2009. Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, que após pesquisas históricas propôs em 1971 a instituição do 20 de Novembro - data da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 - como Dia da Consciência Negra. A efeméride foi adotada em todo o Brasil.
    A União de Negros pela Igualdade é uma das entidades promotores em parceria com o Movimento Negro Unificado e o Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente. O Quilombo Oliveira Silveira terá um palco destinado para shows musicais e peças teatrais. Ao todo, 54 oficinas serão realizadas no espaço, que começará a ser montado a partir da semana que vem.
    O combate ao racismo, os direitos humanos e o meio ambiente são alguns dos temas que vão ser discutidos nas oficinas do Quilombo Oliveira Silveira. "Os temas serão tratados sempre com o olhar do negro para a sociedade", afirma Silva.
    A representação política na esfera municipal, estadual e federal norteará os debates. O Fórum Social Temático faz parte dos eventos que serão realizados em diversos países ao longo deste ano sob o guarda-chuva do Fórum Social Mundial, que é descentralizado em anos pares. O Fórum Temático terá atividades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
    O objetivo do encontro é formular ideias e propostas que serão encaminhadas para a Cúpula dos Povos, que ocorre junto com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, e será realizada em junho no Rio de Janeiro, com a presença de mais de 100 chefes de Estado de todo o mundo.